Missionary Portal

Partner Church

Cuidar de si mesmo é essencial para sua missão

Autora: Jandaia

Os desafios do trabalho missionário são gigantes, quer ele esteja dentro ou fora de seu país de origem. Se adaptar a uma nova cultura, conseguir se comunicar em outro idioma, o cuidado com os novos convertidos, o crescimento e fortalecimento da igreja local, o treinamento de novos líderes, a saúde financeira da igreja ou de projetos sob sua responsabilidade, o constante aperfeiçoamento e desenvolvimento de sua missão e de sua vida espiritual… E tudo isso ao mesmo tempo!

Há um aspecto essencial dessa jornada que, muitas vezes, passa despercebido: o autocuidado missionário. Quem estende a mão para aqueles que, diariamente, se doam em nome do Evangelho?

A verdade é que nenhum missionário é super-herói. Somos vasos de barro carregando um tesouro precioso, e por isso precisamos cuidar do vaso com carinho e sabedoria.

O desafio do autocuidado

No campo missionário, e em qualquer ministério, é fácil cair na armadilha de servir tanto aos outros a ponto de esquecer-se de si mesmo.

Como assistiremos o outro ou como trabalharemos para anunciar o evangelho se não nos esforçarmos para estarmos saudáveis em todas as áreas de nossa vida?

Como o apóstolo Paulo escreve em 1 Coríntios 3.16: “Somos santuário de Deus e o Espírito de Deus habita em nós” e, portanto, cuidar de si mesmo não é luxo, mas uma necessidade vital. Como templos do Espírito de Deus devemos santificar nosso corpo e isso também glorifica a Deus.

Muitos missionários interrompem seu ministério por problemas de saúde e esse é um dos motivos de retorno precoce do campo de trabalho.

Se o missionário quer oferecer o melhor para o Senhor precisa cuidar de si mesmo e não pode cair na tentação de extrapolar na dedicação ao trabalho.

Investir no autocuidado ajuda o missionário a prolongar os anos na missão do Senhor.

Como seres humanos todos somos suscetíveis ao estresse e às enfermidades físicas e mentais. Nosso corpo tem limites e cuidar de si mesmo inclui uma alimentação saudável e balanceada, beber água, ter tempo suficiente e de qualidade para o descanso e o sono, fazer exames preventivos, procurar ajuda especializada quando necessário e praticar exercícios físicos regularmente.

A saúde sempre cobrará o modo desequilibrado que vivemos.

Com o objetivo de ajudar a evitar o retorno prematuro do trabalho na missão de Deus, na certeza de que o missionário não é um super-herói e com o objetivo de que pratiquem o autocuidado observando a saúde de forma integral, apontaremos algumas áreas a serem acompanhadas com muita atenção.

No próximo post sobre esse assunto, vamos olhar para 7 áreas fundamentais da vida que precisam de atenção, cuidado e prevenção. Não como um peso, mas como um compromisso de amor com a missão, com a família e consigo mesmo.

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Read more!

Caring for Those Who Care – Part 2

Excessive workload, anxiety, depression, and even suicide may seem like distant issues for those called by God to lead the church. Yet ignoring these realities only increases the burden on pastors, leaders, and missionaries. This article raises awareness during Yellow September, reflecting on the sacred command of rest – so often neglected – and how the lack of understanding about it has led many leaders to drift away from God’s plans.

When a Simple Piece of Paper Touches the Soul

Sometimes, a single piece of paper with God’s Word is enough to transform lives. A pamphlet about forgiveness led a young woman to open her heart, confront and overcome the wounds of her past, and finally find Jesus as her Savior. This story reminds us that every intentional act of sowing the Word, no matter how small, can cause great change.

Caring for Those Who Care – Part 1

Depression, anxiety, and suicide are unfortunately common among church leaders and missionaries. Follow this first part of an important reflection on these issues.

Hearts Willing to Reach the Unreached

A family who encountered Jesus and committed themselves to reaching those who have not yet received the Good News now dreams of discipling children. This is the testimony of an obedient servant of the Lord who, together with his family, works tirelessly to bring the light of Christ to every corner of Asia.

plugins premium WordPress
0
    Suas compras
    Seu carrinho está vazioVoltar às compras