Missionary Portal

Partner Church

O chamado do coração de Deus

Por Rodrigo Florêncio, Diretor dA Tarefa e coordenador do Sul da Ásia

O conceito de missionário se refere a alguém chamado e enviado por Deus para proclamar o evangelho e estabelecer o reino de Deus em diferentes contextos culturais e geográficos. Essa missão envolve não apenas a pregação da mensagem, mas também o cuidado com as pessoas, a tradução da Bíblia, o estabelecimento da Igreja e a transformação social. Portanto, o missionário é, também, um agente de transformação integral, pois trabalha pela restauração da vida e da justiça, refletindo o projeto restaurador de Deus.

Não encontramos o termo ‘missionário’ na Bíblia, mas no idioma grego a palavra ‘apóstolo’ deriva do verbo ‘apostoléu’, que quer dizer enviar ou mandar. Portanto, o termo “apóstolo” no contexto grego se refere a alguém que é enviado em missão, o mensageiro, o representante, alguém comissionado para uma tarefa específica. O termo também pode descrever o embaixador, ou alguém que age em nome de outra pessoa, com autoridade para tal.

Na Igreja, alguns são chamados para serem apóstolos, outros para serem pastores, outros para serem mestres, e outros para serem missionários. Esse chamado missionário é muito especifico e trata-se de um desafio lançado para a Igreja. Portanto, é a Igreja quem comissiona e envia.

Antes de subir aos céus, Jesus deu uma missão para a Igreja. A última tarefa dada por Jesus se encontra em Mateus 28.19: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. A missão é proclamar as boas novas, ensinar, discipular e batizar.

O chamado missionário parte, em primeiro lugar, do coração de Deus para o coração de quem será enviado; depois passa para a Igreja, que irá enviar essa pessoa através do Espírito Santo. No Novo Testamento vemos os primeiros missionários a serem enviados pela igreja de Antioquia, em Atos 13: Saulo e Barnabé. Esses apóstolos foram enviados para pregar a Palavra de Deus e treinar novos líderes e pastores em outras regiões. Quando aquela igreja se reuniu para decidir quem seriam os primeiros missionários a serem enviados, a primeira atitude foi buscar a direção do Espírito Santo.

Então, o primeiro passo para que o missionário seja enviado é buscar a direção de Deus. A oração é o ponto de partida do campo missionário.

A Igreja, os Avivamentos e Missões

Todas as vezes que houve grandes avivamentos na história da Humanidade percebemos que o resultado desses movimentos foi o envio de pessoas para diversos campos missionários. O primeiro grande avivamento, que aconteceu na igreja de Jerusalém, foi o que deu origem a igreja de Antioquia, que por sua vez cresceu, e enviou os primeiros missionários. Quando olhamos para o grande avivamento na Inglaterra, com John e Charles Wesley, o resultado foi o envio de missionários, como por exemplo George Whitefield, que foi enviado aos Estados Unidos. John Wesley dizia “considero o mundo inteiro como a minha própria paroquia”.

Por volta de 1918, o pastor Oswald Jeffrey Smith, um grande pastor presbiteriano do Canadá, dizia que “a missão da Igreja é fazer missões, a missão da Igreja é levantar missionários vocacionados”. Por isso, quando alguém é vocacionado a ser missionário, precisa começar onde está: na sua cidade, no seu bairro, na sua escola… O chamado missionário precisa arder no coração da Igreja. Precisa ser a missão principal de toda a Igreja, e também precisa arder no coração do vocacionado.

Missões começa do outro lado da rua e termina do outro lado do mundo

O chamado missionário não é apenas um convite para mudar de cidade, estado ou país. É um convite a um grande desafio.
Muitos jovens se encantam com viagens missionárias porque é bom conhecer novos lugares, conhecer outras culturas, provar comidas diferentes e conhecer outros países. Se distraem com a sensação de sentirem-se úteis ao próximo. Muitos confundem ‘fazer missões’ com, somente, promover a qualidade de vida por meio de assistência social. Mas viver essas experiências não é ser missionário.

Muitas pessoas participam de viagens missionárias pelo prazer de colecionar experiências marcantes, mas não pelo principal propósito que é anunciar a cruz de Cristo.

O chamado missionário é para você anunciar o Evangelho aonde Deus te enviar. E, muitas vezes, isso poderá custar alguns de seus sonhos. Proclamar a salvação em Cristo é uma missão desafiadora mas, com certeza, muito mais enriquecedora do que qualquer outra experiência.

O mundo precisa de missionários aqui no Brasil, o mundo precisa de missionários na Europa, o mundo precisa de missionários na Asia, na América do Norte… Quase metade da população mundial ainda não conhece as boas novas do Evangelho. O mundo precisa de missionários.

Se quisermos, seremos a geração que irá completar a missão dada por Jesus há mais de 2 mil anos!

“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” (Romanos 10.14). O chamado missionário começa no coração de Deus, precisa arder no coração da Igreja, e terminar do outro lado do mundo.

Que Deus possa levantar mais missionários, pois ‘a colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos’ (Lucas 10.2).

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Read more!

Caring for Those Who Care – Part 2

Excessive workload, anxiety, depression, and even suicide may seem like distant issues for those called by God to lead the church. Yet ignoring these realities only increases the burden on pastors, leaders, and missionaries. This article raises awareness during Yellow September, reflecting on the sacred command of rest – so often neglected – and how the lack of understanding about it has led many leaders to drift away from God’s plans.

When a Simple Piece of Paper Touches the Soul

Sometimes, a single piece of paper with God’s Word is enough to transform lives. A pamphlet about forgiveness led a young woman to open her heart, confront and overcome the wounds of her past, and finally find Jesus as her Savior. This story reminds us that every intentional act of sowing the Word, no matter how small, can cause great change.

Caring for Those Who Care – Part 1

Depression, anxiety, and suicide are unfortunately common among church leaders and missionaries. Follow this first part of an important reflection on these issues.

Hearts Willing to Reach the Unreached

A family who encountered Jesus and committed themselves to reaching those who have not yet received the Good News now dreams of discipling children. This is the testimony of an obedient servant of the Lord who, together with his family, works tirelessly to bring the light of Christ to every corner of Asia.

plugins premium WordPress
0
    Suas compras
    Seu carrinho está vazioVoltar às compras